Nesta semana, o diretor executivo da ACEBRA, Roberto Queiroga, participou de uma reunião no Ministério da Fazenda, em Brasília, para discutir medidas de apoio emergencial para produtores rurais gaúchos, fortemente castigados pela seca no estado.
Estiveram presentes na reunião o Secretário de Política Econômica, Guilherme Mello, o Subsecretário de Política Agrícola e Negócios Agroambientais, Gilson Bittencourt, os senadores Luis Carlos Heinze (PP-RS) e Hamilton Mourão (REP-RS), além de deputados e representantes de entidades ligadas ao agronegócio nacional.
Na reunião, foram discutidas medidas de socorro para o setor produtivo gaúcho, como prorrogações de dívidas com prazos e juros mais adequados, e a utilização de um fundo de catástrofes, criando um funding para fazer a securitização dessas dívidas.
Inicialmente, o governo se mostrou resistente e pontuou dificuldades operacionais, apontando que no Manual do Crédito Rural já existem alternativas para prorrogação dessas dívidas, mas tanto a ACEBRA quanto outros presentes entendem que essa medida é insuficiente.
Novas rodadas de negociações técnicas serão realizadas posteriormente, para que o Ministério da Fazenda avaliem as propostas apresentadas. Além, está previsto um encontro político com o ministro Fernando Haddad, para avançar nas discussões.
A ACEBRA continuará atenta e participativa na discussão sobre o tema, e manterá seus associados devidamente informados.
Associação das Empresas Cerealistas do Brasil
Por Cerealistas mais fortes e competitivas!